EXPOSIÇÃO “VESTIR A LITURGIA – Património têxtil ao serviço da fé”

28 Agosto, 2017 | Do museu

O Museu Diocesano de Santarém apresenta a exposição temporária: VESTIR A LITURGIA – Património têxtil ao serviço da fé”, com o objetivo de promover um património tantas vezes desvalorizado, mas que constitui um dos maiores acervos no âmbito dos bens culturais da Igreja.

Vestindo o templo, as alfaiais litúrgicas, imagens de devoção ou os vários intervenientes na liturgia, enquanto elementos menos permanentes, os têxteis usufruíram sempre da capacidade de se renovarem de acordo com o calendário litúrgico.

Dos mais simples ao mais trabalhados, para o tempo comum ou para as grandes celebrações, a arte dos têxteis religiosos ousou sempre associar um conjunto de materiais e tecnologias, cor e brilho, características que testemunham não apenas a sua importância nas cerimónias, mas também a qualidade de execução, onde intervinham vários oficiais e artesãos.

Utilizando diferentes tecidos, bordados, passamanarias, os têxteis religiosos adotaram as linguagens artísticas do seu tempo e do seu espaço, e são hoje testemunho dessas vivências. Não abdicaram de contribuir para a evangelização dos povos, sobretudo nos modelos europeus do século XIV ao XVIII, onde a riqueza decorativa reproduziu episódios da vida de Cristo e dos Santos, ou, nas formas mais singelas, elementos simbólicos em alusão à Eucaristia.

A exposição  é visitável através do acesso ao Corredor Nobre, mediante marcação prévia e nas iniciativas “Viagem no Tempo” (4 de setembro 2017 e 2 de outubro 2017, às 15h30).

Para mais informações e reservas contacte:

telefone: 243304065

e-mail:geral@museudiocesanodesantarem.pt

ou na entrada/loja do Museu.