Como vem sendo habitual o evento integra a programação cultural +Museu e este ano também as comemorações do 10.º aniversário do Museu. Para além do fito de dar a conhecer doces e outros produtos, tem como objetivo pastoral trazer ao contacto direto com as nossas comunidades uma parte da igreja que para muitos é desconhecida, muito pelo seu carácter de recolhimento, as monjas e monges que oram pela igreja no silêncio dos seus cenóbios. Contamos com uma forte presença monástica, teremos entre nós os Monges de Singeverga, as Monjas de Cister, as Monjas Carmelitas de Bande, as Clarissas do Louriçal, Monjas da Cartuxa de Évora e representantes das Monjas de Belém, das Monjas de Roriz , Irmãzinhas de Jesus, entre outros.
De Arouca chegam os sabores da planta do sabugueiro pela Tulha dos Monges, de Portalegre os doces conventuais, assim como da Chamusca, Pernes, bem como produtos regionais.
Assim, integram o programa da Mostra iniciativas que visam promover o contacto intergeracional e o diálogo com as comunidades. Nomeadamente os momentos “Vida e Artes do Claustro”, constituem oportunidades de diálogo, de testemunho sobre o carisma e quotidiano das comunidades monásticas presentes.
Do programa constam ainda na sexta-feira a “Hora do Doce” que terá um primeiro momento dedicado às escolas e que conta também com a presença de monjas, num segundo momento já à tarde, teremos a colaboração dos alunos de Pastelaria da Escola Profissional Vale do Tejo, que irão fazer a demonstração de uma receita e dar a provar um doce conventual. A animação musical será proporcionada pelo Grupo de Violas “MD” . À noite um workshop de danças medievais pela associação Dançarem.
Sábado pela manhã numa parceria com a Associação Encadeamentos teremos um Workshop sobre ourivesaria religiosa (necessário inscrição). À tarde um programa dedicado a famílias e crianças que se inicia com um Conto musicado, seguido por um espetáculo no âmbito do FITIJ (Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude)”Palhatiko”, a que se seguirá um Workshop de Esgrima Histórica por Encadeamentos. Para terminar o dia, propomos um momento musical dedicado à música antiga com o Grupo de Gaitas da Golegã, Associação Cantar Nosso. No Domingo visita temática “Viagem no Tempo”, inclui subida à Torre (inscrições prévias, terá o valor de 5€) e ao final da tarde o Rancho Folclórico do Vale de Santarém.
Experiencie novos sabores, descubra produtos monásticos, usufrua dos workshops, música, dança…
Consulte o programa detalhado no nosso cartaz.
A entrada na Mostra é Livre! Visite-nos!