Arquivo Diocesano de Santarém

O Arquivo Diocesano de Santarém é um serviço administrativo que integra os Serviços Gerais da Diocese de Santarém, e foi criado por Decreto de D. Manuel Pelino Domingues, promulgado em 5 de abril de 2012, por ocasião da Missa Crismal. Resulta dos propósitos assumidos pela Diocese de Santarém, através do Protocolo de Colaboração para a implementação da ROTA DAS CATEDRAIS, assinado em 14 de fevereiro de 2011, e do Protocolo de Colaboração celebrado com a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e a Direção-Geral dos Arquivos, em 21 de outubro de 2011, com o objetivo de concretizar uma estratégia de salvaguarda, recuperação e valorização do património documental diocesano.

Ereção canónica do Arquivo Diocesano de Santarém. 5 de abril de 2012. Missa Crismal.