Catedral de Santarém

A conquista de Santarém

MARTÍRIO DE SÃO LOURENÇO

A CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO

Notícias

“Das Muralhas ao Paço Real” | Geocaminhada | 29 junho 2024 | 10h30

No âmbito da programação cultural do Museu e das comemorações do 10.º aniversário propomos, à semelhança do ano  anterior, uma Geocaminhada, desta feita sob a temática “Das Muralhas ao Paço Real”.

Em parceria com a Geonatour https://www.geonatour.com/turismo/ que possui guias com formação académica em geologia e experiência turística, preparou-se e propõe-se a observação do nosso património através da exploração  e descoberta “da terra que pisamos” e das estruturas que nos rodeiam.  Tem por base igualmente as informações contidas na obra de Mário de Sousa Cardoso, editada em dezembro passado pelo Museu Diocesano «Santarém Perspetivas. Do início do Paço Real à instalação da Sé de Santarém – sua relação com o sistema defensivo da vila».

A Geocaminhada tem início nas Portas do Sol e termina no Museu Diocesano com visita a espaços habitualmente vedados ao público, mas onde as “pedras do Paço continuam a falar”.

Junte se a nós!

Os participantes devem trazer:

Roupa, calçado e chapéu (adequado às condições climatéricas);

Água;

Percurso fácil I Duração c. de 2h30

Lugares Limitados

Bilhética: 5€

Mais informações e reservas por geral@museudiocesanodesantarem.pt ou tlf. 243304065 (custo da chamada para rede fixa nacional)

 

“O Vinho na Arte Cristã”| Visita temática com prova de vinhos na Torre | 20 junho 2024 | 18h00

O vinho é um elemento essencial na narrativa bíblica e central na história e vivência do Cristianismo. Sendo igualmente um elemento distintivo da região do Ribatejo, aliámos a história, a arte e a experiência vínica e criámos no Museu Diocesano a proposta da visita temática “O Vinho na Arte Cristã”.

Em parceria com Santarém Cidade do Vinho 2024https://www.facebook.com/cidadedovinho2024/, que durante este ano a par com Almeirim, Alpiarça e Cartaxo ostentam este título, adicionamos uma prova de vinhos proporcionada pela Quinta do Arrobe https://quintadoarrobe.pt/about/index_pt.html que terá lugar na Torre Sineira.

Junte se a nós e ponha a prova os seus sentidos!

Lugares Limitados

Bilhética: 5€

Mais informações e reservas por geral@museudiocesanodesantarem.pt ou tlf. 243304065 (custo da chamada para rede fixa nacional)

Duração c. de 1h30

Galerias

Última Ceia

Santíssima Trindade

D. Afonso Henriques funda a Igreja da Alcáçova

Anunciação

Adoração dos Reis Magos

São Francisco de Assis

Santíssima Trindade

Nossa Senhora das Maravilhas

Nossa Senhora da Piedade – Frente

Nossa Senhora da Piedade – Verso

Azulejaria – Cena 04

Azulejaria – Cena 03