Conhecidos os 28 vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2016, encontra-se disponível até 8 de maio, votação on-line para Prémio do Público.
A votação pode ser realizada através do link http://vote.europanostra.org/, e segundo as indicações apresentadas pela organização.
Recordamos algumas das palavras do Júri relativamente ao projeto da Catedral e Museu Diocesano de Santarém
“A grande qualidade desta complexa conservação, quer da arte quer da arquitetura, é uma realização impressionante, especialmente quando consideramos o volume de trabalho desenvolvido”, disse o júri. O âmbito e alcance do trabalho determinou a multidisciplinariedade do projeto, com contributos de especialistas de várias áreas, como química, biologia, radiologia, fotografia e história.
A igreja, originalmente construída entre meados do século XVII e princípios do século XVIII, tornou-se o ponto nevrálgico no projeto de Santarém, enfatizado pela equipa da reabilitação através da disponibilização pública de uma coleção de arte religiosa. A reabilitação foi implementada em várias etapas, permitindo concentrar todos os esforços na realização de cada uma delas. O júri destacou “o compromisso na aplicação de técnicas tradicionais em todas a áreas de intervenção, assegurando um restauro fiel quer ao nível da arquitetura quer na coleção de arte religiosa”.
“A conservação das pinturas, esculturas, objetos eclesiásticos e arquitetura foi realizada eficientemente e com grande atenção aos detalhes pelos conservadores. Existe uma harmonia na combinação de sucesso entre esses diferentes elementos, sendo o resultado subtil mas impressionante. Este trabalho ambicioso é um excelente modelo para a ampla rede de Catedrais em Portugal”, afirmou o júri.
Apelamos ao voto de TODOS!
Recordamos ainda as palavras do Diretor do Museu Diocesano de Santarém, P. Joaquim Ganhão, por ocasião do anúncio dos vencedores.