Anunciados os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2016
2 projetos de Portugal seleccionados
Bruxelas/Haia, 7 de Abril de 2016 – A Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram hoje os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2016, o mais importante prémio europeu no domínio do património. Os 28 vencedores de 16 países foram distinguidos pelos seus contributos examplares em quatro categorias: Conservação, Investigação, Serviço Dedicado ao Património, e Educação, Formação e Sensibilização. Júris constituídos por peritos independentes analisaram um total de 187 candidaturas, apresentadas por organizações e indivíduos de 36 países de toda a Europa, e selecionaram os vencedores. Entre os premiados encontram-se duas iniciativas portuguesas: a reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém e o projecto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A partir de agora, cidadãos de todo o mundo podem votar on-line para o Prémio do Público e angariar apoios para os projectos do seu país ou de outro país da Europa. A Europa Nostra é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.
Os projectos escolhidos pelos júris são excelentes exemplos de criatividade, inovação, desenvolvimento sustentável e participação social no domínio do património em toda Europa. Entre as notáveis iniciativas premiadas em 2016, encontram-se a reabilitação de um caminho suspenso construído nas encostas íngremes de um desfiladeiro, que tornou acessível a todos os visitantes uma paisagem de extraordinária beleza natural, atraindo deste modo uma nova vaga de turismo para a região (Espanha); o desenvolvimento de um estilo industrial de digitalização, que possibilitou a digitalização de cerca de 9 milhões de espécimes zoológicas, botânicas e geológicas da Europa e de outros continentes, de valor incalculável para os investigadores de todo o mundo (Holanda); a dedicação dos funcionários de um museu nacional que, durante três anos, trabalharam gratuitamente para manter o museu aberto numa situação política difícil (Bósnia-Herzegovina); e um projecto de sensibilização que encoraja os cidadãos a “adoptar” monumentos com significado histórico e cultural nas suas comunidades, promovendo a sua conservação e reabertura ao público (Finlândia). Pela primeira vez foi atribuído um prémio a um notável projecto da Islândia: a reabilitação e conversão do Hospital Francês de Faskrudsfjordur num museu.
Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: “Felicito calorosamente os vencedores e suas equipas pelo excecional trabalho desenvolvido. Graças ao seu talento e empenhamento, inúmeros tesouros do património cultural europeu foram salvaguardados e recuperados para usufruto das gerações presentes e futuras. Estes projectos funcionam como um intrumento de sensibilização para a importância do património cultural enquanto recurso estratégico para a sociedade e para a economia da Europa. O património cultural une as pessoas, constrói pontes entre o passado, o presente e o futuro. Ao mesmo tempo, gera crescimento económico e promove o desenvolvimento sustentável, a participação social e a inclusão – que hoje é mais vital do que nunca. É por isso que apoiamos este esquema de Prémios e outros projetos do património através do programa Europa Criativa e assim continuaremos a fazê-lo”.
“Todas estas iniciativas premiadas provam a importância do património para a Europa e seus cidadãos. O património cultural promove o desenvolvimento económico sustentável e é uma força de coesão nas nossas sociedades multiculturais, como tem sido crescentemente reconhecido pelas instituições europeias e está claramente demonstrado no recente Relatório intitulado ‘O Património Cultural conta para a Europa’. Estou particularmente satisfeito com o facto de a cerimónia de entrega dos Prémios deste ano ter lugar na minha cidade natal, Madrid, num local tão especial como o Teatro da Zarzuela”, acrescentou o Maestro Plácido Domingo, Presidente de Europa Nostra.
A cerimónia de entrega dos Prémios, que conta com a participação do Comissário Navracsics e de Plácido Domingo, terá lugar na noite de 24 de Maio, no histórico Teatro da Zarzuela, em Madrid. O evento reunirá cerca de 1.000 convidados, incluindo profissionais e voluntários na área do património de toda a Europa, bem como Altos Representantes da União Europeia, do país de acolhimento e de outros Estados-Membros. Durante a cerimónia, serão ainda anunciados os sete vencedores do Grande Prémio, recebendo cada um 10.000 euros, e também o vencedor do Prémio do Público, escolhidos entre os 28 premiados deste ano.
Todos os vencedores apresentarão os seus projectos na Feira de Excelência, na manhã de 24 de Maio na sede do Colégio de Arquitectos de Madrid, e participarão em diversos eventos realizados durante o Congresso Europeu do Património Cultural, que terá lugar em Madrid (22-27 de Maio), organizado pela Europa Nostra no âmbito do seu projecto ‘Mainstreaming Heritage’, que tem o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia.
CONTACTOS
Europa Nostra
Joana Pinheiro +31 70 302 40 55
Elena Bianchi +31 70 302 40 58
Comissão Europeia
Nathalie Vandystadt +32 2 2967083
Axel Fougner+32 2 2957276
Centro Nacional de Cultura
Teresa Tamen +351 21 346 67 22
Catedral e Museu Diocesano de Santarém
Padre Joaquim Ganhão +351 243 30 40 65
Projecto de Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela
Rita Ferreiro +351 258 452 250
PARA SABER MAIS
http://www.europanostra.org/news/748
Twitter: @europanostra
Sobre cada projecto vencedor:
Informação e comentários dos júris
Photos em alta resolução e videos
Creative Europe website
Twitter: @europe_creative
Commissioner Navracsics website
Vencedores 2016
(listados por ordem alfabética de país)
Categoria Conservação
▪ Conversion of De Hoorn brewery into a creative hub, Leuven, BELGIUM
▪ Byzantine Church of St. Peter in Kastania, Mani, GREECE
▪ Traditional Watermill in Agios Germanos, Prespes, GREECE
▪ The French Hospital in Faskrudsfjordur, ICELAND
▪ The Diocletian Baths: charterhouse and open-air pool, Rome, ITALY
▪ Museum Oud Amelisweerd in Bunnik, Utrecht, THE NETHERLANDS
▪ Fort Kijkuit in Kortenhoef, Noord-Holland, THE NETHERLANDS
▪ Cathedral and Diocesan Museum in Santarém, PORTUGAL
▪ The King’s Little Pathway in El Chorro gorge, Malaga, SPAIN
▪ Six Churches in Lorca, Murcia, SPAIN
▪ Knockando Woolmill in Aberlour, Moray, UNITED KINGDOM
▪ Wimpole Hall’s Gothic Tower in Wimpole, Cambridgeshire, UNITED KINGDOM
Categoria Investigação
▪ Preservation of underwater archaeological sites, European project coordinated in Copenhagen, DENMARK
▪ ‘Granaries of Memory’, Bra, ITALY
▪ Digitisation of the Naturalis Biodiversity Center’s collection in Leiden, THE NETHERLANDS
▪ Conservation study of the village Gostuša in Pirot district, SERBIA
▪ Prehistoric Picture Project. Pitoti: Digital Rock-Art, Cambridge, UNITED KINGDOM
Categoria Serviço Dedicado ao Património
▪ National Historical and Cultural Museum-Reserve “Niasvizh”, Niasvizh, BELARUS
▪ Employees and Activists of the National Museum of Bosnia and Herzegovina in Sarajevo, BiH
▪ Mrs. Giulia Maria Crespi, Milan, ITALY
▪ Friends of the Storfjord, Sunnmøre, NORWAY
Categoria Educação, Formação e Sensibilização
▪ ‘The Great War through the eyes of a child’, Roeselare, BELGIUM
▪ ‘Star in School’, Karlovac, CROATIA
▪ ‘Adopt a Monument’, Tampere, FINLAND
▪ Preserving and promoting dance heritage, Berlin, GERMANY
▪ ‘The Little Museum of Dublin’, Dublin, IRELAND
▪ Cultural Heritage Education Programme: “Apprendisti Ciceroni”, Milan, ITALY
▪ Sustainable Development of Mourela Plateau, Peneda-Gerês National Park, PORTUGAL
▪ ‘Heritage Schools’, Bristol, UNITED KINGDOM
Catedral e Museu Diocesano de Santarém
A Catedral de Santarém, localizada no centro de Portugal, foi submetida a um significativo e abrangente projeto de conservação entre 2012 e 2014, que incluiu o restauro de património arquitetónico, móvel e integrado de vários elementos artísticos do interior e fachada, bem como a reabilitação de áreas destinadas ao Museu, que acolhe uma coleção de arte religiosa. “A grande qualidade desta complexa conservação, quer da arte quer da arquitetura, é uma realização impressionante, especialmente quando consideramos o volume de trabalho desenvolvido”, disse o júri. O âmbito e alcance do trabalho determinou a multidisciplinariedade do projeto, com contributos de especialistas de várias áreas, como química, biologia, radiologia, fotografia e história.
A igreja, originalmente construída entre meados do século XVII e princípios do século XVIII, tornou-se o ponto nevrálgico no projeto de Santarém, enfatizado pela equipa da reabilitação através da disponibilização pública de uma coleção de arte religiosa. A reabilitação foi implementada em várias etapas, permitindo concentrar todos os esforços na realização de cada uma delas. O júri destacou “o compromisso na aplicação de técnicas tradicionais em todas a áreas de intervenção, assegurando um restauro fiel quer ao nível da arquitetura quer na coleção de arte religiosa”.
A fachada e o interior da Catedral exigiram processos de estabilização e limpeza, bem como a recolocação de elementos danificados no decurso do tempo. O trabalho no conjunto escultórico e pictórico da Catedral é particularmente notável. O mau estado de conservação do conjunto de património móvel levou a uma diversidade de tratamentos de conservação e restauro, garantindo-lhes uma condição satisfatória. Os Conservadores trabalharam habilmente na limpeza de superfícies, na reparação de fraturas existentes nas esculturas, na correção da perda de cor e danos nas pinturas.
“A conservação das pinturas, esculturas, objetos eclesiásticos e arquitetura foi realizada eficientemente e com grande atenção aos detalhes pelos conservadores. Existe uma harmonia na combinação de sucesso entre esses diferentes elementos, sendo o resultado subtil mas impressionante. Este trabalho ambicioso é um excelente modelo para a ampla rede de Catedrais em Portugal”, afirmou o júri.
Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela, Parque Nacional da Peneda-Gerês
Este projeto, que se destaca pela sua originalidade e criatividade, desenvolveu-se na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais especificamente no Planalto da Mourela, concelho de Montalegre. A invulgar paisagem do planalto está diretamente relacionada com a presença humana e a sua interação com o meio ambiente. As interação entre a criação de gado e as tradicionais práticas agrícolas resultaram num legado muito importante na conservação da paisagem natural desta região. A emigração dos agricultores e o envelhecimento da população têm sido uma séria ameaça à sua preservação. Este projeto teve assim por objetivo colmatar estas ameaças com a sensibilização e aconselhamento de uso de algumas práticas tradicionais.
“O foco deste fascinante projeto está na paisagem cultural desta região e em como as atividades humanas moldaram o ambiente natural. A equipa do projeto contribui para a criação de condições de sustentabilidade neste território específico do Parque Nacional, bem como para a proteção de uma parte inestimável da herança do património europeu”, destacou o júri.
Os agricultores e pastores locais foram orientados nos preceitos de uma agricultura baseada em técnicas tradicionais e nos métodos ancestrais do maneio de gado comunitário. “Este projeto visa incentivar as pessoas a viver nestas zonas rurais remotas sendo uma condição essencial para manter a preservação e a conservação da paisagem. A importância do repovoamento do território é enfatizada e o foco está centrado na revitalização dos conhecimentos tradicionais e no desenvolvimento de competências para ajudar a alcançar a preservação deste espólio rural”, observou o júri.
Para além destas medidas, foi criado o Centro de Interpretação do Planalto da Mourela, para o apoio aos visitantes do Parque Nacional. Este centro integra uma exposição didática que mostra as diferentes paisagens e a importância da sua preservação, atraindo assim visitas de estudo do setor escolar para esta área. O desenvolvimento do ecoturismo no Planalto da Mourela também foi uma das prioridades e nesse sentido, a equipa do projeto desenhou 5 trilhos pedestres interpretativos que orientam os visitantes nesta área do Parque, dando-lhes a conhecer as boas práticas de conservação que são previamente explicadas no Centro de Interpretação. Esta aposta no turismo veio trazer novas oportunidades para as comunidades locais e tem gerado novas oportunidades de negócio, beneficiando assim a economia local.
“Este projeto é uma combinação exemplar da preservação tangível e intangível da proteção ambiental na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Tem desenvolvido, com sucesso, uma solução sustentável para os problemas que ameaçavam a integridade desta região com características únicas, e que originou um aumento do envolvimento da comunidade local na preservação do seu património cultural”, conclui o júri.
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Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra
O Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra foi lançado pela Comissão Europeia em 2002 e tem sido organisado pela Europa Nostra desde então. Este esquema de Prémios celebra e promove as melhores práticas de conservação, pesquisa, gestão, voluntarismo, educação e comunicação na área do património. Desta forma, contribui para o crescente reconhecimento público do património cultural como um recurso estratégico para a economia e a sociedade europeias. Este esquema de Prémios é apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Nos últimos 14 anos, organizações e indivíduos de 39 países apresentaram um total de 2.540 candidaturas para os Prémios. Em relação ao número de candidaturas por país, a Espanha está em primeiro lugar, com 480 projetos, seguindo-se o Reino Unido, com 276 aplicações. A Itália ocupa a terceira posição (239 candidaturas), a Alemanha a quarta posição (190 aplicações) e a França está em quinto lugar (114 candidaturas). No que diz respeito às categorias, Conservação tem o maior número de candidaturas (1.524), seguindo-se Educação, Formação e Sensibilização (378), Investigação (319) e, por fim, Serviço Dedicado ao Património (297).
Desde 2002, júris constituídos por peritos independentes selecionaram 426 projetos premiados de 34 países. Em linha com o número de candidaturas, a Espanha lidera a lista com 59 prémios recebidos. O Reino Unido está em segundo lugar com 58 prémios. A Itália ocupa a terceira posição (33 prémios), a Alemanha a quarta posição (28 prémios) e a Grécia está em quinto lugar (25 prémios). Em relação às categorias, Conservação tem o maior número de vencedores (256), seguindo-se Serviço Dedicado ao Património (63), Educação, Formação e Sensibilização (55), e, por último, Investigação (52).
Um total de 88 Grandes Prémios, cada um recebendo €10.000, foram entregues aos melhores projectos, seleccionados de entre os vencedores.
Europa Nostra
A Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrangendo 40 países na Europa, é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa. Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa. Plácido Domingo, cantor de ópera de renome mundial, é o presidente da organização. A Europa Nostra actua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados’; celebra a excelência através do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu 3.3.
Centro Nacional de Cultura
O Centro Nacional de Cultura (CNC) representa a Europa Nostra em Portugal. É uma Associação Cultural fundada em 1945 como um espaço de encontro e de diálogo entre os diversos setores políticos e ideológicos, em defesa de uma cultura livre e pluridisciplinar. Desde o 25 de Abril de 1974, o CNC tem-se esforçado por transmitir uma noção de cultura sem fronteiras, quer disciplinares, quer geográficas. Ele tenta ser o elo de ligação entre aqueles cujos caminhos normalmente não se cruzam: velhos e jovens, artistas e empresários, setor público e privado.
Grande parte da sua ação é dedicada à defesa do património cultural português, à divulgação do papel desempenhado pela cultura portuguesa no mundo e à atualização das suas relações com outras culturas. Isto é feito através de exposições, de publicações, de cursos de formação, de viagens de estudo de âmbito cultural e de colóquios. Para além das atividades dirigidas ao grande público, o CNC organiza ateliers infantis, ações de formação específica para jovens, professores e guias de turismo cultural, promove cursos livres abrangendo as mais diferentes áreas e presta serviços culturais a associações, empresas, autarquias e organismos públicos. A dimensão europeia tem vindo a adquirir peso crescente no CNC, que desenvolve projetos em parceria com congéneres de outros países europeus e acolhe estagiários e artistas estrangeiros ao longo do ano.
Europa Criativa
Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo capacitando-os de forma a aumentar a sua contribuição para o emprego e o crescimento. Com um orçamento de 1,46 mil milhões de Euros para o período 2014-2020, o programa apoia organizações que atuam nos domínios do património, das artes cénicas, do cinema, da música e da televisão, entre outros, bem como dezenas de milhares de artistas e profissionais da cultura e do audiovisual.