“Cantata Mundi”, uma obra extraordinária para a abertura do Museu

«Deus quer, o homem sonha, a obra nasce». Evocar Fernando Pessoa é uma obrigação indeclinável, pois também o Museu Diocesano de Santarém é sonho, vontade e entrega. Criado por decreto de D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém, em 8 de dezembro de 2013 (dia da Imaculada Conceição, Padroeira da Diocese de Santarém), o Museu conta com Estatuto Orgânico aprovado por decreto episcopal de 15 de agosto de 2014, iniciou atividade no dia 4 de setembro e abriu ao Público no dia 12 de setembro de 2014, em ato inaugural que contou com a honrosa presença do Presidente da República.

Para assinalar o feliz evento teve estreia mundial na Sé de Santarém a Cantata Mundi, com música de Rodrigo Leão e arranjos e orquestração de Ana Margarida Encarnação e Rui Baeta, que explica: «A Cantata Mundi é uma obra original composta para a inauguração do Museu Diocesano de Santarém, a partir de algumas das  músicas mais conhecidas de Rodrigo Leão, que surgem aqui com uma sonoridade inteiramente clássica e solene, própria do local onde foi estreada. Conta com a interpretação de um cantor solista (barítono), coro misto, coro infantil, quinteto de cordas e órgão de tubos. Concebida a partir de duas correntes existentes nas composições de Rodrigo Leão, uma de inspiração mais profana e outra mais espiritual, assiste-se a uma narrativa subtil cuja sequência enfatiza o sentido dessa dualidade. Da terra firme (o mundo matéria física), ao céu divino (interrogado, desejado ou rejeitado), está a Humanidade.  A sublime serenidade é a plenitude que a concebe e está em todos e em cada um. Todos somos terra e céu, todos somos Mundo».

Cantata Mundi

Música de Rodrigo Leão
Arranjos e orquestração de Ana Margarida Encarnação e Rui Baeta
Interpretação – Rui Baeta (Barítono), Coro VoxLaci, Quarteto de Cordas Sintra com a Contrabaixista , António Esteireiro (Organista), Sebastian Scheriff (Percussionista)
Maestro – Myguel Santos e Castro
Participação especial – Schola Cantorum da Catedral de Santarém
Produção – Bonifácio Rodrigues com Just Labels

A Diocese de Santarém agradece profundamente a Rodrigo Leão a enorme generosidade com que disponibilizou o seu património artístico, permitindo uma iniciativa verdadeiramente singular num contexto cultural único, e a todos os títulos memorável, o da abertura solene do MUSEU DIOCESANO DE SANTARÉM.