17 dez 2023 | Lançamento Livro “Santarém Perspetivas” – ensaio de Mário de Sousa Cardoso

14 Dezembro, 2023 | Do museu

No próximo dia 17 de dezembro de 2023, às 17h, o Museu Diocesano de Santarém lança uma nova publicação intitulada Santarém Perspetivas. Do início do Paço Real à instalação da Sé de Santarém – sua relação com o sistema defensivo da vila, um ensaio da autoria de Mário de Sousa Cardoso.

A apresentação da obra ficará a cargo de Paulo Almeida Fernandes, historiador da arte (Museu de Lisboa – EGEAC / IHA-NOVA FCSH).

Mário de Sousa Cardoso é um estudioso de Santarém e das suas Muralhas, assim como um profundo conhecedor dos vestígios remanescentes das diversas estruturas defensivas da Vila e de edifícios históricos entretanto desaparecidos. Este autor foi desafiado a reconstruir a memória do espaço do Paço Real, sobre o qual se edificou o Colégio Jesuíta de Santarém e que, hoje, acolhe a estrutura Diocesana que integra: Catedral, Casa Episcopal, Museu Diocesano e Centro Diocesano de Pastoral, complexo que se afirma pela monumentalidade e beleza na praça principal da cidade.

Um texto ricamente ilustrado com diversas propostas de traçados das muralhas, assim como vistas e plantas antigas de Santarém, fotografia antiga e contemporânea, permitem, em conjunto, vislumbrar a ocupação deste espaço em diversos momentos da sua história, da história de Santarém e de Portugal.

TÍTULO
Santarém: Perspetivas. Do início do Paço Real à instalação da Sé de Santarém – sua relação com o sistema defensivo da vila (ENSAIO)
Autor: Mário de Sousa Cardoso

Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2023.

Desc. física: 96 p. il; 30 cm

ISBN 978-989-96427-5-1

O livro estará à venda na Loja Física do Museu Diocesano de Santarém.

Pode também ser encomendado através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou telefone 243304065.

Índice:

Prefácio
Leituras antigas
A evolução do local
O aspeto geral da muralha ocidental
– A fortificação da Vila
Os selos autárquicos de Santarém
A planta do Castelo da Vila
As Siglas
A Porta das Figueiras
O “Nascimento” do Paço
As diligências desenvolvidas pela companhia de Jesus