Exposição Temporária | VIVA O SANTO ANTÓNIO – até 30 de junho

4 Junho, 2016 | Do museu

Fruto de uma doação realizada à Diocese de Santarém, em 2012, e incorporada no Museu Diocesano de Santarém, em 2015, a coleção de artesanato de Carlos Gil é constituída, maioritariamente, por representações de Santo António, da sua autoria.

O carácter popular e caricaturista das suas criações coloca Santo António, sempre acompanhado do Menino, no imaginário dos arraiais de Verão e nas mais variadas situações do quotidiano, não esquecendo, porém, inspirações artísticas de várias peças de arte sacra ou até de outros artesãos.

Esta pequena mostra procura dar a conhecer um pouco deste percurso, na oportunidade do mês de junho, particularmente dedicado a Santo António (13 de junho) e aos restantes Santos ditos populares.

Carlos Gil nasceu em Santarém, em 8 de março de 1929. O seu percurso profissional foi marcado por um carreira de oficial do Exército em Macau (1952 – 1957) e de capitão da P.S.P. de Angola (1961-1975).

“Só aos 67 anos de idade ou seja em 1996, perante um quilo de barro que me veio parar às mãos, aceitei o desafio da minha mulher para lhe fazer um Santo António, com esse material, visto sermos colecionadores de esculturas desse Santo.

Sem qualquer técnica fiz o meu primeiro Santo António que afortunadamente me saiu bem, o que me levou a continuar. Durante dois anos fui fazendo essencialmente Santo Antónios e mais tarde outras peças de arte sacra.”

Continua a desenvolver os seus trabalhos contando-se nas últimas produções um “Zé Povinho”, ao bom estilo de Borlado Pinheiro, e que também se apresenta no conjunto exposto.

A exposição, com entrada livre, está patente ao público a partir de 5 de junho até 30 de junho.