LIBERDADE GARANTIDA | Exposição no Museu Diocesano de Santarém – 20 de abril até 30 dezembro 2024

5 Abril, 2024 | Do museu

No próximo dia 20 de abril, às 16h, será inaugurada, no Museu Diocesano de Santarém, a exposição “Liberdade Garantida”.

No contexto da comemoração dos 50 anos do nosso 25 de abril, o artista Miguel Cardoso foi desafiado a fazer-nos olhar para a Liberdade por um ângulo novo: a liberdade religiosa. É maior o número de cristãos perseguidos hoje do que nos primeiros séculos do cristianismo. Em muitos lugares do planeta, é mais violenta hoje a perseguição aos cristãos do que foi em qualquer outro tempo. Há também histórias dessas nos tantos movimentos de migrantes e refugiados que cruzam terra e mar. É um outro ângulo para comemorarmos e repensarmos a Liberdade. Para que não seja mais um ângulo cego.

O conjunto de instalações que se apresenta no Museu Diocesano de Santarém tem a forma de dois braços no ar acenando por ajuda. É uma chamada de atenção. O nome escolhido não é simplesmente um “título”, mas um Aviso que recebemos de Helen Berhane, uma cristã da Eritreia que, em 2004, foi presa e torturada durante mais de dois anos por reunir-se com outros cristãos em núcleos de estudo bíblico e por espalhar cd’s com músicas de louvor que ela mesma gravava. No livro que publicou em 2010 para dar o seu testemunho, escreveu a seguinte dedicatória: “Eu dedico este livro às futuras gerações, por quem eu rezo para que não venham a passar por experiências destas, e escrevo-o como um lembrete: a liberdade não deve ser tida por garantida.”

Colocando em diálogo instalações contemporâneas com a iconografia do Museu, o autor relembra-nos a importância dos diálogos improváveis. Trazendo visões do quotidiano mais dramático para o espaço da arte sacra, desafia-nos à urgência de conjugarmos o desejo do belo com o enfrentamento do trágico, num exercício audaz de esperança. Quem tiver olhos para ver, veja. O Aviso foi dado, e chegou com a autoridade de quem o escreveu com o próprio sangue.

Uma iniciativa do Museu Diocesano de Santarém que conta com a parceria da Fundação Ajuda à Igreja que sofre, e o apoio do Município de Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo-Ribatejo.