Setembro 2020 no MDS – 6.º aniversário

3 Setembro, 2020 | Do museu

O mês de setembro assinala o 6.º aniversário do Museu Diocesano de Santarém, inaugurado a 12 de setembro de 2014.

Para o celebrar,  3 momentos especiais:

4 de setembro – II Contemplar o Céu – Observação astronómica noturna

Horário: 21h às 00h (o Museu estará aberto a partir das 20h)

(sessões de 40 minutos com número limitado de participantes)

Observação no pátio interior e na Torre Medieval
Em continuidade com a primeira edição, o Museu Diocesano de Santarém volta a propor uma observação astronómica noturna, acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu, onde se identificam os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação. Na observação noturna serão observados diferentes tipos de objetos celestes: planetas, aglomerados estelares, estrelas duplas, nebulosas, galáxias e ainda identificados satélites artificiais.
O evento decorre no pátio interior e na Torre Medieval, onde os participantes poderão subir para observar a Lua e disfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém. Aqui existiu, outrora, um observatório astronómico!
O acesso à atividade é realizado através da bilhética de acesso ao Museu que, durante a noite, estará também visitável.
RESERVAS:
Telefone: 243304065 ou email geral@museudiocesanodesantarem.pt
NOTAS:
Acesso mediante bilhética do Museu.
O evento está condicionado as condições meteorológicas, sendo adiado caso a visibilidade esteja limitada.
Uso obrigatório de máscara, distanciamento social, desinfeção das mãos, e restantes medidas de prevenção da COVID-19.
12 setembro – Workshop Editora Triciclo
OFICINA FIGURAS ARTICULADAS
Para crianças e não só!

Formadores: Inês Machado e Tiago Guerreiro, ilustradores da TRICICLO.
Esta oficina criativa, dedicada a um público infantil, mas aberta a todas as idades, pretende
promover a criatividade, o sentido artístico e a produção manual, em torno de imaginários
diversificados, fornecendo instrumentos para (re)aprender a brincar.
Através do universo das inúmeras personagens que se encontram representadas nas peças em
exposição, e do amplo imaginário, cada participante criará, em materiais diversos, a sua figura
articulada.
A iniciativa ficará a cargo da Editora Triciclo, e dos seus três ilustradores, cujo trabalho está
particularmente vocacionado para a ilustração infantil.
As personagens do Museu, de Santarém (e do Ribatejo) serão o ponto de partida para os
desenhos e recortes que depois vão ganhar vida na forma de anjos, touros, cavalos ou
dançarinos de fandango!
RESERVAS:
Telefone: 243304065 ou email geral@museudiocesanodesantarem.pt
NOTAS:
Acesso mediante bilhética do Museu. Inclui visita ao Museu e materiais.
20 de setembro – Concerto de Aniversário
Horário: 16h
O Museu Diocesano de Santarém promove o habitual concerto de aniversário, que se realizará na Catedral de Santarém, domingo dia 20 de setembro, pelas 16h.
O acesso é livre, com lugares limitados, recomendando-se a reserva prévia através do telefone (243304065), email (geral@museudiocesanodesantarem.pt) ou presencialmente na receção/loja do Museu.
—————