História de uma mulher bela

Ao abrir as suas portas ao Público, o MUSEU DIOCESANO DE SANTARÉM oferece aos Visitantes a possibilidade de descobrir por dentro uma arquitetura monumental, multissecular e extraordinária. De matriz jesuítica mas com reminiscências que transportam o imaginário à antiga vila régia em tempos medievais e modernos, o complexo catedralício constitui referência maior no quadro urbano da Cidade de Santarém.

O MUSEU DIOCESANO DE SANTARÉM oferece também aos Visitantes o privilégio de conhecer dezenas de obras de arte religiosa, raras ou mesmo de todo desconhecidas, que as voltas da História fizeram património de fé do Povo Ribatejano.

Arquitetura e obras de arte religiosa traduzem, na circunstância da sua vocação originária, da sua materialidade, até da sua muita idade e neste espaço concreto, uma ampla cronologia, desde o século XIII aos dias de hoje. Todavia com referenciais que alcançam um tempo ainda mais longo e desafiante de memórias e itinerários simbólicos, religiosos e socioculturais. E contam, de diferentes modos e com diferentes meios, inúmeras pequenas histórias dentro de uma grande história.

Em associação com o património excecional da Sé de Santarém, e o conjunto arquitetónico que a envolve, as obras de arte religiosa expostas no MUSEU DIOCESANO DE SANTARÉM conduzem os Visitantes através da história fascinante de Uma mulher bela, cuja vida decorre num momento singular da grande aventura humana e é, ainda hoje, profundamente inspiradora para milhões de pessoas em todo o mundo. Imagem de um amor inteiro, que as imagens da Sé de Santarém e do Museu Diocesano de Santarém revelam desejado e acolhido, por gerações em todos os tempos.