Inspiração

O Museu Diocesano de Santarém tem na promoção da dignidade da pessoa humana através dos Bens Culturais da Igreja a sua razão de ser, ao serviço da evangelização, da pastoral, da cultura e do desenvolvimento sustentável da sociedade.

Missão

O Museu Diocesano de Santarém tem por missão promover o acolhimento atento e solícito dos Visitantes que procuram a Sé de Santarém, a quem é oferecida uma experiência do belo enquanto lugar de memória e de esperança, cujo futuro é moldurado pelo sentido da gratidão, da responsabilidade e da valorização.

Enquanto projeto de território e de comunidade(s), o Museu Diocesano de Santarém cuida, em cooperação com o Arquivo Diocesano, o património cultural da Diocese de Santarém, através da sua identificação, recuperação e salvaguarda, bem como da sua partilha com as comunidades eclesiais e com a sociedade em geral.