O Museu e a Rota das Catedrais

O MUSEU DIOCESANO DE SANTARÉM é o primeiro resultado concreto e inovador da ROTA DAS CATEDRAIS, parceria celebrada entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, em 2009. E está associado a uma profunda intervenção de conservação e restauro da Sé de Santarém, classificada como Monumento Nacional, da refuncionalização de espaços da Ala Norte do antigo Colégio dos Jesuítas, mais conhecido como Seminário, e da conservação e restauro de centenas de obras de arte religiosa da Diocese de Santarém. Os trabalhos (obras, conservação e restauro, montagem do museu e promoção e divulgação) foram iniciados em finais de setembro de 2012 e duraram dois anos árduos, tendo sido executados por cerca de meia centena de profissionais.

O processo de recuperação da Sé de Santarém, de conservação e restauro do património integrado e móvel e de instalação do Museu decorreu sob a forma de operação (ALENT-09-0241-FEDER-001532) cofinanciada pelo INALENTEJO no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, com um investimento total de € 2.179.876,85, sendo o montante elegível (comparticipado) de € 1.714.815,47. A contrapartida nacional foi assegurada em partes iguais pela Diocese de Santarém e pela Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, entretanto sucedida pela Direção-Geral do Património Cultural, nos termos acordados no Protocolo de Colaboração celebrado em 14 de fevereiro de 2011 entre a Diocese de Santarém, a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e o Município de Santarém, que participou com apoio logístico e ativa cooperação, também enquanto líder da parceria “Liberdade para Requalificar”, contexto em que todo o projeto foi desenvolvido e implementado.