18 de abril 2023 – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

10 Abril, 2023 | Do museu

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023

Em 1982, o ICOMOS estabeleceu o dia 18 de Abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), seguido da adopção pela UNESCO durante a sua 22ª Conferência Geral. Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para atividades a serem organizadas pelos seus membros e parceiros – e por todos aqueles que queiram participar nesta comemoração.
De acordo com o espírito de diálogo intergeracional aberto, inovador e construtivo, e o foco estratégico do Plano Científico Trienal ICOMOS 2021-2024, bem como a resolução do ICOMOS 2020 sobre Abordagens ao Património Cultural, o DIMS 2023 apresenta o seguinte tema: PATRIMÓNIO E MUDANÇA. (in Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023 (icomos.pt))

Com o tema “Património e Mudança” pretende-se divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde. Refletindo os desafios e ameaças do tempo em que vivemos, Património e Mudança traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança. (in DGPC | Agenda | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023 – 18 de Abril (patrimoniocultural.gov.pt))

O Museu Diocesano de Santarém associa-se a esta comemoração com:

Abertura do Museu: 10h às 13h – 14h às 18h

15h – Visita Guiada ao Museu e Catedral (gratuita)

Inscrição prévia: geral@museudiocesanodesantarem.pt ou tlf 243304065 (custo da chamada para rede fixa nacional)