21 de junho – Memória de São Luís Gonzaga

21 Junho, 2016 | Do museu

No dia em que a Igreja recorda o jovem Luís Gonzaga, o Museu Diocesano de Santarém apresenta a capela, existente na Catedral, dedicada a este santo jesuíta, que faleceu em Roma, com apenas 23 anos.

A Capela de São Luís Gonzaga foi constituída sede da Irmandade dos Estudantes do Colégio de Santarém, pelo beneficiado Francisco Rebelo Freire, em 1749.

Executada em madeira policromada com pormenores decorativos em talha dourada, é a única, do conjunto de oito capelas laterais desta igreja, com pintura central, a óleo sobre tela, atribuída a Inácio Xavier, pintor escalabitano educado em Roma. O pequeno nicho da predela, emoldurado, recebe a escultura do jovem santo jesuíta.

São Luís Gonzaga e Santo Estanusla Kostka foram canonizados em 31 de dezembro de 1726.

O testemunho destes jovens jesuítas e a sua recente canonização foram motivo para que no Colégio da Companhia de Jesus de Santarém se realizassem significativos festejos, nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 1727.

Este notável acontecimento que envolveu os estudantes, religiosos e habitantes de Santarém, mas também de Lisboa e do Alentejo, está cuidadosamente descrito na “Relação Sumária das festas que em a canonização dos gloriosos Luiz Gonzaga e Stanislao Kostka, celebrarão os Padres da Companhia de Jseus do Collegio de Santarem”, Lisboa, 1728.

 

ERN