29 maio 2022 – VISITA COM MÚSICA

18 Maio, 2022 | Do museu

No próximo dia 29 de maio, domingo, pelas 16h, retomaremos a dinâmica das “Visitas com Música” à Catedral e ao Museu Diocesano de Santarém, integrada na programação cultural +MUSEU.

Nas Visitas com Música, o público é convidado a percorrer os vários espaços do Museu Diocesano de Santarém assistindo a breves performances musicais da Schola Cantorum da Catedral de Santarém. A sessão de 29 de Maio conta com a participação especial do Coro de Jesus Cristo, de Santarém, que traz consigo uma experiência própria de fé com música. Com início no pátio da cisterna, às 16h00, o itinerário prossegue pelas salas intituladas “Uma Mulher Bela”, “Do Silêncio à Luz” e “Tantas Vidas”, para terminar na Igreja Catedral. Repertório coral de distintos períodos da história da música ocidental, desde a Idade Média à atualidade, ilustrará a temática de cada um dos espaços visitados.

Duração da visita: 1h15

Reservas através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou telefone 243304065

Bilhética: 5€/pessoa

Nota: atividade sujeita a número mínimo de participantes. Inscrições limitadas.

————————————————————————–

Fundada em 2012, pelo pe. Joaquim Ganhão, a Schola Cantorum da Catedral de Santarém é o único coro-escola oficialmente associado a uma catedral em Portugal. Atualmente, os seus pequenos cantores são selecionados e formados no Conservatório de Música de Santarém. A estes, junta-se uma secção de cantores adultos profissionais. Membro fundador da Federação Portuguesa de Pueri Cantores, a Schola assegura um calendário anual de serviços musicais na Sé de Santarém. Com a Câmara Municipal, o Conservatório de Música e o Museu Diocesano de Santarém, a Schola participa de modo activo na educação, na fé e na cultura na Cidade de Santarém.

Pátio da cisterna:

Pe. Nuno Tovar de Lemos (n.1960)

Água*

Uma Mulher Bela:

Canto gregoriano

Viderunt omnes**

Josef Rheiberger (1839-1901)

Ave Maria**

Do Silêncio à Luz:

Alessandro Scarlatti (1660-1725)

Ad te Domine levavi**

Tisserrand (séc.XV); J. van Nuffel (1883-1953)