3 de dezembro de 2015 – SÃO FRANCISCO XAVIER, presbítero

3 Dezembro, 2015 | Do museu

Recordando o dia litúrgico do jesuíta São Francisco Xavier, o Museu Diocesano de Santarém apresenta a representação escultórica do Grande Apóstolo das Índias, que será proveniente da capela lateral da Sé de Santarém, hoje dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Esta peça foi objeto de um profundo tratamento de conservação e restauro, executado pelo Departamento de Arte, Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar, em 2009.
Apesar de deslocada do seu contexto original, permanece associada ao Antigo Colégio Jesuíta de Santarém, relembrando um dos mais notáveis missionários da história do cristianismo no Oriente, o navarro Francisco Xavier, e que sabemos ter passado pelo território da Diocese de Santarém, quando acompanhava a corte de D. João III nas estadias em Almeirim.

Escultura de vulto pleno, apresenta uma expressão de contemplação: a cabeça harmoniosamente inclinada para a esquerda e para baixo sugere, pela direção do olhar, que fixava o atributo em falta (Cristo crucificado).
Todo o trabalho anuncia a marca indelével da escultura barroca, com a sensação de movimento marcada pelo magnífico entalhamento dos panejamentos esvoaçantes, profusamente ornamentados com um belíssimo estofado.

São Francisco Xavier
Século XVIII,
Madeira carvalho/castanho, policromada estofada e dourada, vidro
148 x 82 x 42 cm