A BELEZA DA MÃE DE DEUS – Exposição Temporária no MDS | 28 de maio a 16 de outubro 2017

21 Maio, 2017 | Do museu

A BELEZA DA MÃE DE DEUS

Da infância ao dia em que o sol bailou

Celebrar a Virgem Maria é recordar a história desta mulher bela, cujo “sim” aos mistérios de Deus permitiu ao Filho marcar a narrativa da Humanidade através dos caminhos da salvação.

Por isso, o Museu Diocesano de Santarém propõe a todos uma exposição temporária, onde, a par da exposição permanente e do percurso pela Catedral, será possível olhar e aprofundar a beleza de Maria através da arte.

Organizada em três núcleos, a exposição, que decorrerá no refeitório jesuíta, procura apresentar uma cronologia com os principais momentos da vida da Virgem Mãe, seguindo-se uma abordagem às inúmeras invocações marianas – títulos que o Povo de Deus, ao longo dos tempos, foi atribuindo a Maria pela sua particular intercessão.

Por fim, em pleno centenário das Aparições de Fátima, uma memória à Cova da Iria, à Senhora vestida de luz – e aos pastorinhos, agora santos – invocação particularmente acarinhada pelos portugueses.

Reunindo obras dos séculos XVI ao XX, na maioria peças desconhecidas do público, esta exposição apresenta sobretudo pintura e escultura, segundo a temática que pretende transmitir.

Fruto de uma organização do Museu Diocesano de Santarém e da Comissão para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Santarém, à qual se associou uma parceria do Museu do Santuário de Fátima (que cedeu um conjunto de quatro esculturas de grandes dimensões), e o apoio particular das Paróquias de Alcobertas, Alpiarça, Azinhaga, Cartaxo, Marvila -Santarém, São Nicolau – Santarém, Salvador-Sé, Santa Iria da Ribeira – Santarém, Pontével.

Esta exposição é ainda o momento de apresentação pública de duas pinturas sobre tela, atribuídas à escola de Bento Coelho da Silveira, generosamente doadas ao Museu Diocesano de Santarém pelo Senhor José Torgal Roque Dias, ilustre escalabitano.

A inauguração decorrerá no próximo dia 28 de maio, domingo, pelas 17h.

A exposição estará patente ao público até ao dia 16 de outubro de 2017.