O Museu Diocesano de Santarém associa-se às Comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) este ano dedicado ao tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”.
Assumindo a sua função educacional e dinamizando ações que promovam a reflexão sobre a temática proposta para 2015 pelo ICOM (Conselho Internacional dos Museus), as atividades desenvolvidas com o apoio do Projeto Eco-Escolas da Escola Profissional de Rio Maior visam “promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza” (ICOM).
Conscientes da importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, enquanto motor para as mudanças sociais em prol do Ambiente, o Projeto Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, dinamizado a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa, que procura promover inúmeras ações com os alunos e a Comunidade através dos temas-base: ÁGUA, RESIDUOS E ENERGIA, complementados por TRANSPORTES, RUÍDO, ESPAÇOS EXTERIORES, AGRICULTURA BIOLÓGICA, BIODIVERSIDADE e ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
As atividades didáticas para crianças e não só, serão dinamizadas no Pátio da Cisterna do Museu, e o acesso é livre. Iniciam-se no sábado, 16 de maio, prolongando-se até segunda – feira (18 de maio).
O programa inclui ainda a habitual Visita Com Música, no sábado pelas 15h30, com o apoio da Schola Cantorum da Catedral e o acesso ao Museu será gratuito no Dia Internacional dos Museus (segunda-feira, 18 de maio), com Visita Acompanhada pelas 15h.