“UMA EMENTA PARA A ÚLTIMA CEIA” – Jantar com História(s) I 15 de março

12 Março, 2018 | Do museu

À semelhança do ano findo, vamos ter no próximo dia 15 de março (quinta-feira) pelas 19h30 um evento que integra a programação cultural do Museu e que ao mesmo tempo visa também a angariação de fundos. Este ano vamos ter um ciclo de 3 jantares com história.

Para sobreviver os homens têm que se alimentar. De acordo com os produtos comestíveis, de cada região e em cada época, foram nascendo sistemas alimentares diferenciados nas formas de cozinha e nos gostos daí resultantes. Tomando esta ideia o Museu Diocesano de Santarém construiu um programa cultural, associado ao seu espaço edificado e à colecção em exposição, a partir da história da alimentação e da arte. Nasceram, assim, para 2018, três jantares diferentes que dão conta de variações alimentares no tempo milenar, nas épocas do ano, nos locais, nas festas e no dia-a-dia, no grupo social e, claro, nos saberes técnicos da cozinha que se constituíram como culinária.

•  A última ceia, quinta-feira 15 de Março
  • A Corte vem ao Paço, sexta-feira 15 de Junho
  • Pe. António Vieira, a voz visível – jantar jesuíta, sexta-feira 28 de Setembro

O primeiro será: “Uma ementa para a Última Ceia” – Jantar com História(s), cujo cartaz se mostra abaixo.

A ementa foi criada pelo reconhecido Chef António Alexandre, Chef executivo dos hotéis Marriott,  a partir de ingredientes da narrativa bíblica e também das representações da Última Ceia na arte.

O historiador António Camões Gouveia introduzirá a partir de peças do Museu ao estar à mesa, aos objectos e ingredientes utilizados, sempre em estreita ligação com os textos bíblicos e a história da arte e do quotidiano.

O jantar contará também com apontamento musical com a participação da cantora lírica Hélia Castro.

As reservas podem ser feitas por email geral@museudiocesanodesantarem.pt; através do telefone 243304065 ou presencialmente na portaria do Museu até ao dia 13 de março.

1. O Jantar só se realizará caso exista um número mínimo de 40 de participantes.