EXPOSIÇÃO – Mistérios do Rosário, contados a crianças

15 Janeiro, 2016 | Do museu

Por ocasião da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese de Santarém, o Museu Diocesano acolhe a exposição temporária MISTÉRIOS DO ROSÁRIO, CONTADOS A CRIANÇAS,  da autoria de Ana Figueiras.

Associando-se à chegada da Imagem ao Largo da Sé, sexta-feira, dia 15 de janeiro de 2016, a exposição estará aberta a partir das 20h30. As entradas são livres.

Ana Figueiras  nasceu e vive em Santarém. Formou-se na  Faculdade de Belas Artes em Lisboa  e  o seu gosto por trabalhos em madeira fê-la criar a “Pimpas-Decoração Infantil” , vocacionada para a execução de artigos para crianças,  sempre que possível personalizados, e muitos deles de carácter religioso.

Nas palavras da autora:

Com esta exposição pretendi explicar às crianças, de uma forma muito simples, a importância de rezar o terço e como o fazer, meditando sobre a vida de Cristo na contemplação dos Mistérios. Quando Nossa Senhora pediu aos pastorinhos que rezassem o terço todos os dias, Jacinta tinha apenas sete anos! Por isso, as crianças não são demasiado novas para se unirem à oração do terço. E para os adultos que também visitarem a exposição, lembrar que sem a contemplação dos Mistérios, sem meditação, a recitação do Rosário corre o perigo de se tornar uma repetição mecânica de palavras. Procuremos viver a fé com simplicidade e generosidade. Esse processo facilita o abrir do coração. Pela Paz no Mundo!

Recorda-nos ainda:

“Rezem o terço todos os dias para alcançar a paz no mundo”

Este foi o pedido que Nossa Senhora fez aos pastorinhos, em Fátima, na sua primeira aparição a 13 de maio de 1917. O pedido foi renovado com insistência na segunda e na terceira aparições.

Nos nossos dias continua a faltar tanta paz no mundo…continua a faltar paz entre as nações, mas também muitas vezes no âmbito de muitos lares.

O Papa João Paulo II dizia acerca do Rosário:

“É uma oração onde a família se encontra. Os seus diversos membros, precisamente ao fixarem o olhar em Jesus, recuperem também a capacidade de se olharem sempre de novo, olhos nos olhos, para comunicarem, solidarizarem-se, perdoarem-se mutuamente e recomeçarem com um pacto de amor renovado pelo Espírito de Deus.”

E sobre o terço, o Papa Francisco diz:

“O terço é a oração do meu coração.”

“Uma coisa que me faz forte todos os dias é rezar o Terço a Nossa Senhora. Sinto uma força tão grande, porque vou ter com ela e sinto-me forte.”

A exposição, apesar de vocacionada para as crianças, torna-se um excelente momento de catequese para todos.

No final, um convite para cada um construir uma pequena rosa em papel, e colar no Mural dedicado a Nossa Senhora.