Formação online de FOTOGRAFIA, com Miguel Cardoso

16 Março, 2021 | Do museu
O Museu Diocesano de Santarém irá promover uma formação online sobre FOTOGRAFIA, com Miguel Cardoso.
Com início a 10 de abril de 2021, a formação desenvolve-se em 6 sessões, ao sábado, das 10h30 às 13h00.
Destinada a todos aqueles que querem iniciar ou aprofundar conhecimento e gosto pela fotografia!
  • Sessão 1 – sábado 10 abril 10:30h às 13h
    • Introdução
      • Conversa sobre fotografia
      • Análise dos conhecimentos gerais dos participantes
      • Perguntas e Respostas
  • Sessão 2 – sábado 17 abril 10:30h às 13h
    • O equipamento
      • câmara
      • objetivas
      • outros equipamentos
    • O Triângulo (ISO, Diafragma, Velocidade)
      • O ISO
      • Diafragma / Profundidade de campo
      • Velocidade do obturador
      • Simulador
      • Modos semiautomáticos
  • Sessão 3 – sábado 24 abril 10:30h às 13h
    • Fotocomposição
      • Regras e enquadramentos
    • A luz

• Modos de medição de luz
      • Temperatura de cor
      • Histograma
      • Flash
  • Sessão 4 – sábado 01 maio 10:30h às 13h
    • Tipos de fotografia
      • Macrofotografia
      • Fotografia de paisagem
      • Foto reportagem
      • Retrato
      • Fotografia de espetáculos
      • Fotografia de viagens
  • Sessão 5 – sábado 08 maio 10:30h às 13h
    • Edição fotográfica
      • Edição
      • organização de fotografias
      • Fotografias para as redes sociais e online
      • Criação de portfólio online
      • Como se entrega um trabalho profissionalmente
  • Sessão final – sábado 22 maio 10:30h às 13h
    • Análise dos trabalhos finais
      • Nesta sessão o formador irá visualizar e comentar os trabalhos finais apresentados pelos participantes.

Em cada sessão serão disponibilizados recursos com informações sobre a sessão, assim como links ou recursos exteriores que o formador ache adequados para enriquecer a formação. No início da formação os participantes receberão um “Guia prático de iniciação à fotografia” da autoria do formador.

Valor Total: 100€ (inclui uma entrada gratuita no Museu Diocesano de Santarém)
Mais informações e inscrições em:

O FORMADOR

Miguel Cardoso nasceu em 1972 em Setúbal, mas vive desde sempre no Ribatejo.

Com todo o percurso profissional ligado à imagem, é diretor criativo na sua empresa – a Terra das Ideias. O seu portfólio conta já com algumas dezenas de vídeoclips e spots (televisivos), assim como algumas incursões em curtas metragens.
Miguel Cardoso fotografa profissionalmente há mais 15 anos.
Como ele próprio se identifica, é um autodidata que continua semanalmente a estudar fotografia.

Organiza, há cerca de 10 anos, viagens fotográficas à Escócia que resultaram, em 2017, na edição do livro “HIGHLANDS – A Photographic
Odysssey Through Scotland The Brave”.

Tem fotografias publicadas em inúmeros jornais, livros, revistas, discos e até selos, mas a grande especialidade são trabalhos fotográficos de retrato, paisagem, produto, espetáculos e arquitetura.
Destaca-se também no campo da música onde já teve oportunidade de trabalhar, entre outros, com nomes como Rui Veloso, Sara Tavares, Paulo de Carvalho, Rodrigo Leão ou Amor Electro.

Além de ser um fotógrafo de mérito reconhecido, é também um ótimo comunicador e, ao longo dos anos, a experiência adquirida nas viagens fotográficas e workshops preparou-o para esta formação a que agora se apresenta.