LANÇAMENTO – Guia da Exposição “A Beleza da Mãe de Deus” e Campanha de Angariação de Fundos

15 Outubro, 2017 | Do museu

Esta publicação tem, como principal objetivo, prolongar no tempo a exposição “A Beleza da Mãe de Deus – da infância ao dia em que o sol bailou”, assinalando o ano do Centenário das Aparições de Fátima.

“Refletindo fielmente cada núcleo, quer nas peças apresentadas, quer no texto disponibilizado, torna-se um convite a todos, crentes e não crentes, para olhar de perto e contemplar Maria, e as diferentes gramáticas com que a arte ousou representá-La.

Ao reunir um conjunto de património desconhecido dos contextos museológicos, mas de grande proximidade nas comunidades a que pertence, esta feliz partilha promoveu o estudo e a recuperação destas peças. Assim enriquecidas, também elas permitem enriquecer e acompanhar, por exemplo, um momento de oração pessoal ou familiar, educando o olhar para a simbologia do património sacro.”

Um livro de pequeno formato (16 x 12 cm), com 40 páginas, inclui, para além da temática da exposição, uma introdução, ao jeito de catequese, por D. Manuel Pelino Domingues, intitulada “Nossa Senhora, um sinal grandioso”.

A publicação estará disponível a partir do dia 21 de outubro de 2017, no Museu Diocesano de Santarém, e tem um preço de venda ao público de 3,00€.

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

O bom estado de conservação do património da Igreja é fundamental para melhor descobrir os “Significados da Arte Cristã”, tema proposto para o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja em 2017.

A Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja e o Museu Diocesano de Santarém associam-se e apoiam as intervenções de conservação e restauro que, na nossa Diocese, estão a ser implementadas em 7 paróquias, correndo projetos para o mesmo fim – seja em património imóvel, integrado ou móvel – em, pelo menos, outras 10.

O guia “A Beleza da Mãe de Deus” será, assim, disponibilizado para venda nas paróquias, com a finalidade de o lucro da sua venda reverter, preferencialmente, para essas mesmas intervenções ou para desencadear novos projetos, com vista ao resgate e valorização do património em risco.