Natividade da Virgem Santa Maria

8 Setembro, 2015 | Do museu

A 8 de setembro a Igreja celebra a Natividade da Virgem Santa Maria.

Para recordar esta festa litúrgica, apresenta-se a pintura alusiva ao tema existente na recém reabilitada Igreja de Santa Maria da Alcáçova de Santarém. Da autoria de Cyrillo Wolkmar Machado, terá sido executada pelos anos 1817/1818.

Em meados do século XVIII, o P. Inácio da Piedade e Vasconcelos descreve uma “tribuna de madeira levantada ao moderno, toda dourada”, entretanto desaparecida, para dar lugar a um retábulo entalhado, de acabamento branco, onde se destaca, ao centro, uma pintura de grandes dimensões da “Natividade de Nossa Senhora” que surge apoiada em dois anjos, com São Joaquim e Santa Ana em segundo plano e, na base, D. Afonso Henriques entregando o Eclesiástico de Santarém a um Cavaleiro Templário (possivelmente o Mestre D. Hugo Martins), reconhecendo a preciosa ajuda destes cavaleiros na conquista da Santarém, em 1147. Surgem também, à direita, a figura de um cónego, associado à Colegiada de Santa Maria da Alcáçova, fundada no século XII, e à esquerda, São Bernardo de Claraval, em memória da sua suposta ligação à Independência de Portugal, e da promessa de D. Afonso Henriques, antes da tomada de Santarém, convertida na doação dos territórios de Alcobaça à Ordem de Cister.

Natividade_ALcáçova Natividade da Virgem Santa Maria, Cyrillo Wolkmar Machado, pintura a óleo sobre tela, 1817/1818.

ERN