NO RASTO DA DEVOÇÃO, ESCULTURA EM PEDRA NO CONVENTO DE CRISTO – SÉCULOS XIV A XVI

24 Janeiro, 2018 | Do museu

A exposição “No Rasto da Devoção – Escultura em pedra no Convento de Cristo, entre os séculos XIV e XVI”, patente ao público nas salas do Noviciado do Convento de Cristo, a partir do próximo dia 31 de janeiro de 2018 e até 27 de julho de 2018, integrará 5 esculturas pertencentes à Diocese de Santarém – Vigararia de Tomar.
Esta exposição resulta da parceria estabelecida entre o Convento de Cristo da Direção Geral do Património Cultural (CC-DGPC) e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra (CEAACP-UC), na qual participam várias entidades emprestadoras entre as quais o Museu Diocesano de Santarém, através das peças Santíssima Trindade e São Brás, propriedade das Paróquias de Paialvo e Alviobeira, respetivamente, e ainda peças pertencentes às Paróquias da Pedreira (Santíssima Trindade) e Carregueiros (Santíssima Trindade e São Miguel).
“Nela, partindo do núcleo pétreo das reservas do Convento de Cristo, organiza-se um discurso expositivo centrado na produção devocional entre os séculos XIV e XVI e onde é possível captar afinidades com o trabalho oficinal desenvolvido entre Coimbra e Tomar.”
Trata-se de uma oportunidade única para conhecer um conjunto patrimonial significativo, correspondente à produção escultórica coimbrã e a sua distribuição pelo território da zona centro.
A exposição conta com importantes contributos de outras instituições nacionais, nomeadamente peças cedidas pelo Museu Nacional de Arte Antiga. Museu Nacional Machado de Castro, Museu de Aveiro, Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e Museu Municipal Santos Rocha.