13 abril 2019 – Catedral recebe “OS QUADROS VIVOS DE CARAVAGGIO” pela Companhia Ludovica Rambelli

9 Abril, 2019 | Do museu

No dia 13 de abril, pelas 21h30, a Catedral de Santarém vai receber o espectáculo Os Quadros Vivos de Caravaggio da Companhia italiana Ludovica Rambelli, numa proposta do projeto municipal Santarém Cultura.

Um espectáculo construído com a técnica dos quadros vivos, La Conversione di un Cavallo é um trabalho de extrema simplicidade, mas com um grande impacto visual. Sob os olhos dos espectadores são compostas 23 telas de Caravaggio com os corpos dos atores, usando objetos do quotidiano e tecidos drapeados. Um único ponto de luz ilumina a cena criando uma moldura imaginária. A precisão iconográfica, a expressiva força dos corpos e expressões faciais, trazem amplamente a poesia da realidade que constituem e diferenciam o trabalho de Michelangelo Caravaggio. As mudanças de quadros são feitas todas à vista, marcadas ritmicamente pela música de Mozart, Bach, Vivaldi e Sibelius.

Este trabalho nasceu em 2006, graças a um projeto educacional da Faculdade de Arquitetura Luigi Vanvitelli desenvolvido por Ludovica Rambelli. Após a primeira apresentação a sua força cénica foi clara e forte, marcando logo presença no Festival Maggio dei Monumenti do Museo di Capodimonte, em Nápoles, nas edições de 2008, 2009, 2010, 2011, e por toda a Itália em museus, galerias, praças, igrejas, preservando sempre a sua sugestão, a sua magia, perante um público muito mais atento e cúmplice, de um trabalho artesanal simples mas rigoroso.

Hoje a Cia Ludovica Rambelli é residente permanente do Museu Diocesano, na Igreja Donnaregina Nuova, em Nápoles.

Algumas das obras representadas no espetáculo são La Deposizione (1602-1603) Museu do Vaticano, Cidade do Vaticano; Estasi di maddalena o Maddalena Klein (1606) Coleção privada, Morte della Vergine (1604) Museu do Louvre, Paris, Madonna dei Pellegrini (1604-1606) Sant’Agostino, Roma, Santa Caterina d’Alessandria (1597) Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid, La Maddalena (1594-1595) Galeria Doria Panphilj, Roma, Bacco (1596-1597) Galeria Degli Uffizi, Florença, entre outras.

A entrada é livre! Participe!