“UMA EMENTA PARA A ÚLTIMA CEIA – JANTAR COM HISTÓRIA(S)” | 25 DE MARÇO | REFEITÓRIO JESUÍTA

14 Março, 2017 | Do museu

“UMA EMENTA PARA A ÚLTIMA CEIA”

JANTAR COM HISTÓRIA(S)

Chefe Rodrigo Castelo  | Historiador Camões Gouveia

Local: Refeitório Jesuíta, Museu Diocesano de Santarém

Data: 25 de março de 2017

Reservas: 2433040/65 | geral@museudiocesanodesantarem.pt

No âmbito da sua programação cultural , o Museu Diocesano de Santarém promove no próximo dia 25 de março (sábado), pelas 20h30 um Jantar com História(s) denominado “UMA EMENTA PARA A ÚLTIMA CEIA”.

A ementa foi criada pelo reconhecido Chefe Rodrigo Castelo do restaurante Ó Balcão,  a partir de ingredientes da narrativa bíblica e também das representações da Última Ceia na arte.

Rodrigo Castelo foi em 2015 Chefe revelação do Tejo Gourmet, recebeu a medalha de ouro do Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto, em 2016 foi embaixador do selo Sabor do Ano, tendo já recebido outras distinções.

O historiador António Camões Gouveia introduzirá a partir de peças do Museu ao estar à mesa, aos objectos e ingredientes utilizados, sempre em estreita ligação com os textos bíblicos e a história da arte e do quotidiano.

António Camões Gouveia, é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, integrou a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, foi Director do Museu de Évora. Entre as suas áreas de investigação encontram-se a História Social, História Religiosa, História Cultural e das Mentalidades, Programação de Cultura, Museologia e Património.

O jantar contará também com apontamento musical da responsabilidade do Conservatório de Música de Santarém.

Os vinhos terão o patrocínio da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo.

O custo é de 30€ e as reservas podem ser feitas por email geral@museudiocesanodesantarem.pt; através do telefone 243304060 ou presencialmente na portaria do Museu até ao dia 22 de março.

Nota:O Jantar só se realizará caso exista um número mínimo de 40 de participantes.