17 julho 2022 – VISITA COM MÚSICA

13 Julho, 2022 | Do museu

No próximo dia 17 de julho, domingo, pelas 15h, propomos mais uma “Visita com Música” à Catedral e ao Museu Diocesano de Santarém, integrada na programação cultural +MUSEU.

Nas Visitas com Música, o público é convidado a percorrer os vários espaços do Museu Diocesano de Santarém assistindo a breves performances musicais, desta vez da Capella de S. Vicente* https://www.facebook.com/CapelladeS.Vicente/.  Com início no pátio da cisterna, às 15h00, o itinerário prossegue pelas salas intituladas “Uma Mulher Bela”, “Do Silêncio à Luz” e “Tantas Vidas”, para terminar na Igreja Catedral. Repertório musical que tem como base essencialmente um manuscrito do antigo Mosteiro de São Vicente de Fora  que ilustrará a temática de cada um dos espaços visitados.

Duração da visita: 1h15

Reservas através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou telefone 243304065

Bilhética: 5€/pessoa

Nota: atividade sujeita a número mínimo de participantes. Inscrições limitadas.

———————————————————————-

* CAPELLA DE SÃO VICENTE

João Vaz, orgão

Pedro Rodrigues, direcção

Criada em 2021, a Capella de S. Vicente é uma ramificação da Capella Patriarchal, agrupamento destinado fundamentalmente à divulgação da música sacra portuguesa. Composta por oito coralistas universitários, que frequentam ou que frequentaram estudos avançados de Música, a Capella de S. Vicente tem como finalidade adquirir a experiência da Capella Patriarchal, quer ao nível da investigação das fontes musicais históricas, quer ao nível da elevada qualidade da execução performativa, assumindo um intenso esforço de observação das práticas interpretativas das diversas épocas. Essa experiência é maioritariamente transmitida aos coralistas pela colaboração pessoal com a equipa da Capella Patriarchal e através da
experiência dos directores artísticos João Vaz e Pedro Rodrigues. Este agrupamento tem como missão contribuir para a reactivação da prática musical de excelência ao serviço da liturgia.

Pátio da cisterna:

Asperges me [antífona] Frei António Carreira (c.1550/5 — 1599)

Uma Mulher Bela:

Alma Redemptoris Mater
Aires Fernandes (? — 1600)

Do Silêncio à Luz:

In monte oliveti [responsório] Frei Fernando de Almeida (1603/4 — 1660)

Regina caeli
D. Pedro de Cristo (1550 — 1618)

Tantas vidas:

Sanctus
Frei Fernando de Almeida (1603/4 — 1660)