Inspiração

O ARQUIVO Diocesano de Santarém tem na promoção da dignidade da pessoa humana através dos Bens Culturais da Igreja a sua razão de ser, ao serviço da evangelização, da pastoral, da cultura e do desenvolvimento sustentável da sociedade.

Missão

O ARQUIVO DIOCESANO DE SANTARÉM é um serviço pastoral especialmente vocacionado para promover a salvaguarda do património documental da Diocese de Santarém, em todas as suas vertentes, através da sua identificação, caraterização, conservação, valorização, investigação e divulgação. É também responsabilidade do Arquivo prestar apoio aos serviços centrais e demais organismos diocesanos, bem como às entidades sujeitas à jurisdição diocesana, nomeadamente as Paróquias, para implementação de boas práticas no que concerne ao património documental, quer seja de natureza histórica quer ainda durante a fase ativa da documentação. O Arquivo Diocesano de Santarém integra também, entre as suas valências e nos termos do Decreto fundacional, o domínio do Património Cultural Imaterial da Diocese de Santarém.

Ainda que pertença e esteja ao serviço da Igreja diocesana, uma entidade religiosa privada, revestida de um carácter eminentemente pastoral, o ARQUIVO DIOCESANO DE SANTARÉM está ao serviço de toda a sociedade, constituindo-se património cultural de todos e para todos.