REABERTURA DA IGREJA DE SANTA MARIA DA ALCÁÇOVA DE SANTARÉM

23 Julho, 2015 | Do museu, Notícias

INAUGURAÇÃO DO ÓRGÃO HISTÓRICO RECUPERADO

No próximo sábado, 25 de julho de 2015, pelas 17h, decorrerá a Cerimónia de reabertura da Igreja de Santa Maria da Alcáçova de Santarém, que contará com a presença do Senhor Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier. Ao organista Rui Paiva caberá a responsabilidade do concerto inaugural do órgão histórico, restaurado, o sétimo que o centro histórico de Santarém voltará a ouvir tocar.

A localização privilegiada deste Monumento, junto ao Jardim da Porta do Sol, do Centro de Interpretação Urbi Scallabis e da Casa Museu Passos Canavarro, bem como a sua importância histórica e o seu valor patrimonial, justificam a recente obra de requalificação (2013-2015), cofinanciada pelo QREN através do INALENTEJO.

Iniciativa da Diocese de Santarém, nasceu da parceria estabelecida, em 2011, com a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, entretanto sucedida pela Direção-Geral do Património Cultural.

Com uma intervenção total de 210.696,24 euros, e montante elegível de 171.297,75 euros financiado a 70% e contrapartida nacional garantida pela Paróquia de Nossa Senhora de Marvila, a operação permitiu não só as obras de reabilitação do imóvel, como também a recuperação do órgão histórico.

A Igreja de Santa Maria da Alcáçova é um Imóvel de Interesse Público, classificado em 1984. A sua fundação está intimamente ligada à conquista de Santarém aos Mouros, em 1147. Junto a este templo, que acolheu desde finais do século XII a Insigne e Real Colegiada de Santa Maria da Alcáçova, foi construído o primeiro Paço Real da Vila.

A igreja que hoje se conhece resulta, sobretudo, de trabalhos decorridos nos séculos XVI, XVIII e XIX. Composta por três naves e capela-mor profunda, em abóbada de berço com caixotões de cantaria, todo o interior é revestido a pintura decorativa de tons vermelhos e amarelos, decorado com relevos de grinaldas. Na base, um silhar de azulejos dos finais do século XVIII, apresenta temática alusiva às litanias de Nossa Senhora.