18 maio 2020 – Reabertura do Museu Diocesano de Santarém

16 Maio, 2020 | Do museu

No próximo dia 18 de maio de 2020, em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, o MDS vai reabrir as suas portas ao público, garantidas as condições de segurança, para visitantes e colaboradores.

Diversas iniciativas para assinalar esta data, e encetar a programação cultural de  maio a dezembro deste ano, sob o mote “Museu Diocesano de Santarém: 20 eventos para 200”, não poderão, para já, ser realizadas.

A atividade de abertura seria o espetáculo “A Troca das Princesas”, na Noite Europeia dos Museus (16 de maio 2020), com Maria Bayley – canto, harpa e cravo; Joana Bagulho- cravo e Nuno Moura -leitor.

Para o dia 18 de maio estava prevista uma iniciativa em torno do tema deste ano “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.
Através de uma parceria com a Associação Incluir, seriam realizadas visitas guiadas inclusivas com diversos materiais, tendo por objetivo incrementar a experiências do público com necessidades especiais, estimulando os sentidos (ex. reproduções táteis de algumas peças e de património da Catedral).
Seria também inaugurado um pequeno núcleo expositivo alusivo ao Jubileu dos Mártires de Marrocos e Santo António (1220-2020).
Nenhuma destas atividades se poderá concretizar nesta ocasião.

No entanto, cumprir esta data podendo voltar a receber visitantes, é motivo de especial alegria para todos.

As portas abertas do Museu, com acesso gratuito durante todo o dia (18 de maio 2020), serão um convite para todas as pessoas visitarem e procurarem individualmente e/ou em família a experiência do belo, da arte e de Deus.
Um sinal de esperança nestes tempos difíceis.

Com segurança, visite!