18 out 2018 | ORNAVERUNT LAMPADES – A Arte Cristã na Herança de Luiza Andaluz

4 Outubro, 2018 | Do museu

O Museu Diocesano de Santarém, a Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Santarém e a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, em parceria com o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, associaram-se na Comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, 18 de outubro, com um conjunto de iniciativas tendo em vista assinalar a Vida e Obra de Luiza Andaluz, por ocasião do reconhecimento das virtudes heróicas, por decreto do Papa Francisco, em 19 de dezembro de 2017.

Figura marcante no contexto social de Santarém desde finais do século XIX, dedicada aos mais desfavorecidos, sobretudo no âmbito educacional e de apostolado, o seu legado mantém-se vivo através da Congregação que fundou, e que ainda hoje desempenha papel ativo em inúmeras comunidades em Portugal e no Mundo.

Da atividade por si desenvolvida e continuada pela Congregação, foi reunido um conjunto patrimonial que merece investigação aprofundada, bem como outro que direta ou indiretamente se encontra associado às suas causas, numa linha cronológica que se estende do século XVII ao presente.

A iniciativa terá lugar em Santarém, estando prevista a realização de um colóquio que decorrerá na Casa Madre Andaluz (Largo do Milagre), entre as 10h e as 18h.

A entrada do colóquio é livre, mas carece de inscrição através do formulário AQUI

No mesmo dia e local, pelas 14h30, inaugura a exposição itinerante DESCOBRIR LUIZA, sobre a vida e a obra de Luiza Andaluz.

Ao final da tarde, pelas 18h30, terá lugar, no Museu Diocesano de Santarém, a inauguração da exposição temporária “ORNAVERUNT LAMPADES – A Arte Cristã na Herança de Luiza Andaluz”, que ficará patente ao público até 8 de abril de 2019.