8 dezembro 2023 – Apresentação da pintura do Patriarca D. José Manoel e Concerto à Padroeira

1 Dezembro, 2023 | Do museu

No próximo dia 8 de dezembro de 2023, dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira principal de Portugal e da Diocese de Santarém, decorrerá no Museu Diocesano de Santarém a Cerimónia de apresentação pública da pintura “D. José Manoel – 2.º Cardeal-Patriarca de Lisboa” – doada pela Senhora Dona Maria Manuela de Albuquerque d’Orey Manoel, Condessa de Atalaya.

O evento inicia-se às 16h com a palestra “D. José Manoel da Câmara: um retrato de aparato e poder”, proferida pelo Doutor Pedro Flor (Universidade Aberta/ IHA – NOVA FCSH).

Segue-se, às 17h, na Catedral, o Concerto à Padroeira, com o grupo Laetare Ensemble e direção de José Davide Barros.