14 maio 2022 – Noite Europeia dos Museus e 18 de maio 2022 – Dia Internacional dos Museus

3 Maio, 2022 | Do museu

O Museu Diocesano de Santarém associa-se à Comemoração do Dia Internacional dos Museus, que se celebra, em cada ano, a 18 de maio.

O PODER DOS MUSEUS é o tema proposto, em 2022, pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, destacando assim “o poder transformador dos museus e o seu importante papel na transformação de um mundo melhor”.

Para celebrar este dia (18 de maio), a visita ao Museu Diocesano de Santarém será de acesso gratuito.

Às 11h será realizada visita guiada à Catedral, Museu e subida ao Corredor Nobre.

A visita guiada, também gratuita, carece de inscrição prévia através do telefone 243304065 ou email geral@museudiocesanodesantarem.pt, devido à limitação de número de participantes.

A 14 de maio celebra-se a Noite Europeia dos Museus. Este dinâmica, criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, pretende proporcionar à comunidade a abertura em horário alargado, dos espaços museológicos.

O Museu Diocesano de Santarém estará aberto até às 24h.

Nesse mesmo dia, às 21h30, será inaugurada a exposição fotográfica “É sempre o olhar”, comemorativa dos 50 anos de vida do fotógrafo Miguel Cardoso.

Esta mesma iniciativa marcará o arranque da programação cultural do Museu Diocesano de Santarém para o ano 2022: +MUSEU.