25 julho 2025 – Comemoração do Dia dos Avós

21 Julho, 2025 | Do museu

A 26 de julho de cada ano, a Igreja faz memória de São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Santa Maria. Associado a esta data, em 2021, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a celebrar no quarto domingo de julho.

“Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (cf. Sir 14, 2) é o tema de reflexão proposto pelo Papa Leão XIV, na mensagem divulgada para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, recordando:

“Olhando para os idosos nesta perspectiva jubilar, também nós somos chamados a viver com eles uma libertação, sobretudo da solidão e do abandono. Este ano é o momento propício para realizá-la: a fidelidade de Deus às suas promessas ensina-nos que há uma bem-aventurança na velhice, uma alegria autenticamente evangélica que nos convida a derrubar os muros da indiferença na qual os idosos estão frequentemente encerrados”.

Por esse motivo, também o Museu Diocesano de Santarém não abdica de dedicar, na sua programação anual, um dia espacial aos avós e aos idosos, ao exemplo dos últimos anos. Este ano, para permitir a maior participação das instituições que cuidam diariamente dos idosos, o evento será realizado a 25 de julho, sexta-feira.

A proposta é, uma vez mais, a de uma tarde cheia de animação e convívio, para avós, netos, amigos e todos os que se queiram juntar!!

Este ano o Museu convida o projeto de “Samuel Sardão”. Emigrante em Lausanne (Suíça), este natural do território da Diocese de Santarém
nunca esqueceu as suas raízes na Serra dos Candeeiros, onde volta todos os anos para recarregar baterias. Na Suíça associa as saudades à animação musical, influenciada pela tradição do folclore, canções ribatejanas e minhotas e, qual one-man show, com harmónica e guitarra ou ukelele, anima as festas e arraiais portugueses.

 

PROGRAMA 

data: 25 de julho, sexta-feira

Horário: 

A partir das 10h00:
Atividades no Pátio da Cisterna
(jogos tradicionais, quermesse e outras atividades)

Das 15h00 às 18h00
15h00 – Animação Musical com Samuel Sardão e José Neves.
(Acesso Gratuito: recolha de memórias e tradições entregues pelos participantes como “passaporte” de acesso à atividade)

Por isso aproveite: visite o Museu e participe nesta festa!

Lotação limitada. Reserve o seu lugar através do telefone 243304065 ou email geral@museudiocesanodesantarem.pt.