Exposição Missionária “Pelos Caminhos do Mundo” até 31 de maio 2019

9 Maio, 2019 | Do museu

Uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes, do Secretariado Diocesano de Ação Missionária em parceria com o Museu Diocesano de Santarém, esta exposição, que percorre todo o país, é um desafio a “uma abertura ao diálogo de culturas e religiões”, enquadrada pelo desafio do Papa Francisco para o “Mês Missionário Extraordinário” e pela celebração do Ano Missionário (outubro 2018 a outubro 2019).

Peças de diferentes povos e ritos encontram-se aqui em exposição, para recordar que a diversidade é riqueza.

Falar de Missão na Igreja: é falar de Igreja; é falar de pessoas; é falar da História dos Povos e das Comunidades. Falar do ontem e do hoje. É contemplar as diferentes vivências do Evangelho, onde, sem dúvida, a Arte transfigurou e transfigura as diferentes manifestações da Fé, tornando-se por isso um veículo de Missão.

Daí que o Museu Diocesano de Santarém tenha contemplado um núcleo expositivo local, onde se evocam os testemunhos missionários que se relacionam com o território desta Diocese: São Francisco Xavier, D. António Pedro da Costa – 1.º Bispo de Damão, Missionários Combonianos, Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, entre outros.

Estão assim patentes várias peças artísticas que representam cada um destes núcleos, com destaque para as de produção Oriental.

Para além da exposição, um conjunto de dinâmicas locais, procuram enriquecer esta iniciativa (PROGRAMA):

11 maio 2019 – 12h – Inauguração, com a presença de D. José Traquina, Bispo de Santarém

17 maio 2019 – 21h – Conferência “Silêncio: Japão e a nova imagem de Cristo”, pelo Padre Adelino Ascenso, missionário no Japão

18 maio 2019 – Horário de Abertura alargado 10h às 23h (Entrada Livre na Exposição Missionária “Pelos Caminhos do Mundo)”
21h30 – Danças e Cantares Africanos, no Pátio da Cisterna

24 maio 2019 – 21h30 “Rostos de Missão”

25 maio 2019 – 21h30 (Igreja de Nossa Senhora da Piedade) – A missão no feminino: três mulheres que caminham com Maria.

Toda a programação tem Entrada Livre! Participe!