FÓS – FESTIVAL DE ÓRGÃO DE SANTARÉM | 19-27 novembro 2022

18 Novembro, 2022 | Do museu, Notícias

A IV edição do FÓS-Festival de Órgão de Santarém 2022 apresenta uma programação inédita e única a nível nacional  e contempla eventos de grande relevo com artistas de renome a nível nacional e internacional e inclui outras artes como a poesia, o cinema, a dança ou a gastronomia de autor, tornando-se uma verdadeira “Festa de Arte”.

O festival vai decorrer de 19 a 27 de novembro, tornando Santarém a capital do órgão histórico, numa organização conjunta do Município de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

O diretor artístico do FÓS 2022, Rui Paulo Teixeira evocou o elemento “diferenciador” do festival e destacou a “extravagância da programação” de um evento “completamente atípico” e “inédito a nível nacional”, e, possivelmente, mesmo a nível internacional. Nesse sentido, apresentou como exemplo “o conceito que foi desafiar um chef a conceber um jantar musical para os comensais que têm um palato mais exigente e os ouvidos ao mesmo nível. As pessoas já estão habituadas a ter outros estímulos diversificados, o que está presente na conceção deste evento”, explicou Rui Paulo Teixeira.

Outra novidade do FÓS 2022 será a presença de um organista residente que irá estar presente em distintas iniciativas. Convidado a assumir esta inédita função a nível nacional, Ricardo Toste falou do desafio que é participar neste evento, que “procura abranger todas as artes à volta da música”. Reconheceu ainda que se trata de um “festival muito arrojado”, com a “preocupação de levar o órgão a sair do seu espaço físico”, permitindo “enaltecer o instrumento e a sua beleza”, criando “uma experiência nova” e “uma partilha de sensações” para todos.

A programação com um Concerto Master na Igreja de Marvila (25 novembro), a cargo do organista alemão Jürgen Essl, ao qual se junta um elenco de estátuas vivas dos Quideia. Já o concerto de abertura, intitulado Concerto da Liberdade, decorrerá a 19 de novembro, na Catedral de Santarém, sob responsabilidade do duo de organistas Ricardo Toste e Sílvio Vicente, acompanhado por curtas metragens de Virgílio Torres.

Destaque ainda para o concerto de encerramento, na Igreja da Misericórdia a 27 novembro, um Concerto História a cargo do organista espanhol Andrés Cea Galán e o grupo vocal Os Cupertinos.

O programa completa-se com os restantes eventos:

• Recital Gourmet (26 nov.) – jantar degustativo com os organista In.FÓS, a soprano Eva Braga Simões e o Chef João Correia, no Refeitório Jesuíta, da Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Este evento tem lugares de limitados e carece de inscrição prévia no valor de 35€/pessoa (através do email geral@museudiocesanodesantarem.pt ou telf 243304065);
  • Poetral I e Poetral II (20 nov. e 26 nov.) – recital de poesia com órgão na Igreja da Piedade, com um elenco de diseures do Veto Teatro Oficina, acompanhados pelos organistas Lídia Correia e Ricardo Toste;
  • Concerto Família (26 nov.) – na Catedral de Santarém com a participação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e o organista André Bandeira;
  • Concerto Scalabitano (20 nov.) – na Igreja de São Nicolau com o Coro do Círculo Cultural Scalabitano e a organista Marta Cruz;
  • Free Organ Day (19 nov.) – percurso de audições com alunos e professores do Conservatório de Música de Santarém, percorrendo o conjunto dos 6 órgãos históricos em funcionamento;
  • Apresentação do Livro “Património Organístico de Santarém”, da autoria de Samuel Vieira, a 19 nov , na Igreja da Misericórida;
  • Missa Dominical (27 nov.) – na Catedral de Santarém com animação museical da Schola Cantorum da Catedral e o organista David Paccetti Correia;
  • Conversas Didáticas (20 nov. e 26 nov.) – a cargo do organista residente Ricardo Toste;
  • Masterclass (25 nov.) – no órgão histórico para organistas e amantes da música, a decorrer na Igreja de Marvila.

Consulte aqui o Programa FÓS 2022