José Torgal Roque Dias – Nota de Pesar

12 Abril, 2022 | Do museu

O Museu Diocesano de Santarém manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Senhor José Torgal Roque Dias (1920-2022).

Ávido de arte e cultura, apresentou-se na receção do museu a 13 de setembro de 2014, consciente das limitações visuais fruto da sua longevidade, e foi acompanhado durante toda a manhã numa longa, descritiva e muito interessante partilha, de vida e de conhecimento. Foi o primeiro visitante do museu após a cerimónia de inauguração.

Doador e amigo deste projeto, entregou em agosto de 2016, por reconhecimento do trabalho desenvolvido, duas pinturas da sua coleção particular para integrarem e enriquecerem a exposição do Museu Diocesano de Santarém. As duas pinturas em causa constituem uma Bandeira da Misericórdia (Nossa Senhora da Misericórdia e Lamentação), cuja autoria está atribuída à oficina de Bento Coelho da Silveira (segunda metade do século XVII).

Apresentadas ao público por ocasião da exposição temporária “A Beleza da Mãe de Deus – da infância ao dia em que o sol bailou” (maio a outubro de 2017), foram integradas na exposição permanente em setembro de 2019, estando atualmente em intervenção de conservação e restauro no Instituto Politécnico de Tomar.

O Diretor e a equipa do Museu Diocesano de Santarém apresentam, à família e amigos, as mais sentidas condolências pela perda deste ilustre escalabitano.