OBRA CONVIDADA – Nossa Senhora da Piedade, de Joaquim Machado de Castro

8 Março, 2017 | Do museu

Entre os dias 3 de março e 3 de abril de 2017, o Museu Diocesano de Santarém acolhe uma “Obra Convidada”.

Trata-se de uma escultura de Nossa Senhora da Piedade, atribuída à Oficina de Joaquim Machado de Castro.

Belíssima escultura em madeira, que resulta de uma encomenda da Rainha D. Maria I, em 1785, ao escultor Machado de Castro, com a finalidade de substituir uma outra peça com igual invocação, datável do último quartel do século XVI e possivelmente da escola do Norte da Europa.

A tradição popular atribui a troca ao facto de D. Maria I não se identificar com a anterior, talvez pela sua trágica rigidez, preterindo-a a um novo trabalho, ao gosto tardo-barroco, saído das mãos de um virtuoso criador do seu tempo.

Ambas destinadas para o retábulo principal da Capela Real do Bom Jesus de Salvaterra de Magos, que resistiu aos avultados danos do Paço e cumpriu, desde 1863 e até ao início do século XX, a função de igreja paroquial, sendo desde essa época, tal como o conjunto de património móvel, propriedade da paróquia de São Paulo de Salvaterra de Magos.

Entre 1 de março e 2 de abril de 2017, visite também Salvaterra de Magos e a exposição “SALVATERRA DE MAGOS NO TEMPO DE D. MANUEL I – 500 ANOS DO FORAL MANUELINO (1517-2017)”, patente na Capela Real. Aí poderá encontrar a outra escultura de Nossa Senhora da Piedade que faz parte desta história.