2.º Aniversário | Cerimónia de Entrega do Prémio da UE para o Património Cultural/Prémio EUROPA NOSTRA 2016

12 Setembro, 2016 | Do museu

Santarém, 12 de setembro de 2016 – A Cerimónia de Entrega do Prémio da UE para o Património Cultural/ Prémio Europa Nostra 2016, pela Reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém, no âmbito da implementação do projeto Rota das Catedrais, decorreu no passado dia 10 de setembro.

A Catedral de Santarém acolheu, pelas 16h, cerca de 400 pessoas, onde se destacou a presença de Luís Filipe de Castro Mendes, Ministro da Cultura, João Tàtá dos Anjos, da representação da Comissão Europeia em Portugal, Guilherme d’Oliveira Martins, membro da Direção do Centro Nacional de Cultura – representação da Europa Nostra em Portugal, e D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém.

Nos seus discursos, salientaram a importância desta distinção, considerado o mais importante prémio europeu no domínio do património.

D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém, recordou o percurso deste projeto, lançado em 2009, sem esquecer “inúmeros apoios de entidades, empresas e centenas de profissionais”. Um projeto para o qual “foi decisiva a disponibilidade do Município de Santarém que abriu as portas dos fundos comunitários do QREN através do INALENTEJO”, sem esquecer a fundamental parceria com a Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, posteriormente assumida pela Direção-Geral do Património Cultural. Realçou o significativo resgate em vista à salvaguarda do património cultural do território diocesano, alcançado através do mérito do trabalho especializado em conservação e restauro.

O representante da Europa Nostra em Portugal, através do Centro Nacional de Cultura, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins não esqueceu a atribuição do Prémio Vasco Vilalva pela Fundação Calouste Gulbenkian, a este mesmo projeto, que agora se vê distinguido ao nível europeu, consolidando assim a escolha do Júri. Não deixou de associar a este trabalho de “excelência” a memória do papel anteriormente desempenhado por Alexandre Herculano e Almeida Garrett, em prol do património de Santarém.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, através do Dr. João Tàtá dos Anjos, apresentou o património cultural como potencial motor “de promoção da economia e da coesão social.” Recordou também que: “nem sempre valorizado como merece, o património histórico e cultural da Europa cimenta a memória comum e a identidade coletiva dos cidadãos europeus.”

Por fim, o Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe de Castro Mendes, que honrou a cerimónia com a sua presença, entendendo o património como recurso estratégico, afirmou que o trabalho desenvolvido na Diocese de Santarém «é um exemplo de boa prática, porque a qualidade do restauro foi de tal modo rigorosa, e de tal modo bem feita, que mereceu o prestigioso prémio Europa Nostra, da União Europeia e da rede Europa Nostra».

Relembrou ainda que «tendo o Estado um papel fundamental, que não pode ser substituído, na dinamização da atividade cultural e na proteção do património, esta recuperação é também exemplo da cooperação com a sociedade civil, com os poderes locais e com instituições como a Igreja, que é detentora de um vasto património de grande importância cultural».

Seguiu-se o descerramento da placa Comemorativa do Prémio, no Pátio da Cisterna, acompanhado por momento musical a cargo da Schola Cantorum da Catedral de Santarém, que tinha já prendado todos os presentes na Catedral.

O evento, que assinalou o segundo aniversário do Museu Diocesano de Santarém, contou ainda com a visita ao Museu, e abertura da Exposição Temporária: Rota das Catedrais em Santarém (2009-2014): memória e projeto.

cerimonia-entrega-premio-europa-nostra-2016-santarem-13_vCâmara Municipal de Santarém

Na foto: João Tátá dos Anjos (Representação da Comissão Europeia em Portugal); Guilherme d’Oliveira Martins (CNC/ Europa Nostra); Eva Raquel Neves (Museu Diocesano de Santarém); Luís Filipe de Castro Mendes (Ministro da Cultura); D. Manuel Pelino Domingues (Bispo de Santarém); Idália Serrão (Deputada); Alexandra Xisto (Museu Diocesano de Santarém); Paula Araújo da Silva (Directora-Geral do Património Cultural); Pedro Resende Leão (Coordenador do projeto); P. Joaquim Ganhão (Diretor do Museu); Ricardo Gonçalves (Presidente da Câmara Municipal de Santarém).