História

A Catedral de Santarém é a mais jovem Sé portuguesa, estatuto canónico conferido pelo Papa Paulo VI, em 1975, na circunstância da criação da Diocese de Santarém, à Igreja da Imaculada Conceição, do antigo Colégio da Companhia de Jesus, entretanto transformado em Seminário Patriarcal.

Trata-se de um magnífico e vasto edifício, de traça do arquiteto régio Mateus do Couto (tio), localizado na principal praça da então Vila de Santarém, porta aberta para a zona antiga. A vontade da sua edificação remonta ao ano de 1575, manifestada pelo arcebispo D. Jorge de Almeida; consolidou-se por volta de 1609, quando D. Duarte da Costa lhe destinou todos os seus bens, que eram muitos, e iniciou-se, finalmente, após a doação e entrega para instalação dos jesuítas das ruínas do Paço Real.

Apesar de muitos momentos marcantes no decorrer da construção do templo, quer ao nível da sua estrutura arquitetónica quer pela conclusão de importantes elementos artísticos que decoram o seu interior, 1711 é a data repetida na fachada, que testemunha, de alguma forma, o momento de finalização das obras da igreja, dedicada à Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. O conjunto edificado, bem mais vasto, vai ao encontro das estruturas comuns dos Colégios da Companhia de Jesus, que acaba por ver goradas as suas intenções em Santarém cerca de cinco décadas depois, aquando da expulsão dos jesuítas de Portugal.

É em 1780 que a rainha D. Maria I, em resposta à necessidade de instalação definitiva do Seminário Patriarcal, doa ao cardeal-patriarca D. Fernando de Sousa e Silva este antigo colégio e respetiva igreja. Neste ciclo se adaptaram estruturas e concluíram outras que servissem às necessidades da formação dos novos padres do Patriarcado. As vicissitudes da história – desde as Invasões Francesas, passando pela Revolta Liberal, e mais tarde pela Implantação da República – atribuíram ao espaço, nos hiatos da presença dos seminaristas, muitas outras funções: de hospital a aquartelamento, coabitando ainda o Seminário com a estrutura de Liceu Nacional, desde 1854.

Em 16 de Julho de 1975, e coroando o processo de reestruturação do território do Patriarcado de Lisboa, longamente preparado, o Papa Paulo VI, através da Bula “Apostolicae Sedis Consuetudinem”, criou a Diocese de Santarém, elegendo como Catedral a antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas, então comummente conhecida por Igreja do Seminário.