Schola Cantorum

A Schola Cantorum da Catedral de Santarém é uma iniciativa da Diocese de Santarém, levada a cabo com o apoio da Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, através de Ato Adicional, de 27 de agosto de 2012, ao Protocolo de Colaboração para a implementação da Rota das Catedrais em Santarém. O projeto surge na sequência de uma experiência singular, o coro Pequenos Cantores de São Francisco (2008-2011), que marcou, a seu modo, a ambiência da música sacra na Cidade de Santarém, em contexto de redescoberta proporcionada pela recuperação sistemática dos Órgãos Históricos das igrejas escalabitanas; e visa, através da prática regular de música litúrgica erudita, e conforme a letra do Ato Adicional, «promover a formação musical da população juvenil, a produção artística e a programação cultural no quadro de atuação da Sé de Santarém e no âmbito da ROTA DAS CATEDRAIS».

A Schola Cantorum da Catedral de Santarém é uma escola de música sacra para rapazes e raparigas com idades compreendidas entre 6 e 18 anos e tem direção artística de David Paccetti Correia e de Pedro Rollin Rodrigues. O currículo académico, centrado no ensino das disciplinas de Coro e de Órgão, associado a atuações frequentes dos alunos em contexto litúrgico, faz da Schola Cantorum da Catedral de Santarém uma instituição única em Portugal, protagonista ativa na reabilitação da prática de música litúrgica de qualidade. Para além de assumir uma importante responsabilidade na liturgia da Sé de Santarém, a Schola Cantorum da Catedral de Santarém cumpre uma intensa programação de concertos e missas cantadas em Portugal e no Estrangeiro. Digressões recentes levaram o coro a Nogueira da Regedoura, Torres Vedras, Viana do Castelo, Porto e Lisboa, tendo sido especialmente memorável a participação no XXXIX International Congress of Pueri Cantores (9-13 Julho 2014), em Paris.

Para saber mais: http://www.scholacantorumcatedralsantarem.pt